Olá meus queridos leitores!

Conheci esse gênero no ano passado, talvez eu já tenha lido algum livro antes, mas não chegava a classificar nesse gênero e sim com Mistério ou Suspense. Mas vamos conversar sobre assunto?

Sim, o Thriller é um parente de histórias de Mistério, no entanto conhecemos um lado com mais ação, emoção, suspense e até medo. Resumindo, ele provoca uma grande tensão no leitor. Estamos diante de um gênero que colocará o personagem principal em situações muito difíceis, muitas vezes inimagináveis para o leitor.

Se existe algo que marcante é a sua intensidade e os giros que a história dá. Além disso, você sofrerá de ansiedade em algum momento do livro e talvez encontre alguma história com conspirações.

Pode parecer que esse é um novo gênero, entretanto, ele já existe há muito tempo. Dentro dele existem subgêneros que irei citar a seguir:
  • Thriller Psicológico — Tenho que confessar que esse é o meu favorito. Aqui não encontramos uma história cheia de ação, pelo contrário, a história irá seguir passos mais lentos e detalhistas, onde o foco principal está liga a mente, existem mensagens escondidas por trás e a compreender a história irá exigir muito da atenção do leitor. Costumo dizer que não é uma leitura para todos e também não é para qualquer momento. O Menino que Desenhava Monstro escrito por Keith Donohue é uma indicação.
  • Thriller Político — Ainda não estou familiarizada com esse subgênero, não recordo de ler nenhum no momento, mas trata de uma disputa pelo poder, sendo essa uma das suas características principais. Muitas histórias distópicas podem ter um pouco ou muito de Thriller Político.
  • Thriller de Conspiração — O nome nos lembra o subgênero anterior e existe a possibilidades de vê-los juntos. Os personagens principais estão em uma investigação, ás vezes são jornalistas, podendo ser também uma pessoa comum que descobre alguma conspiração e começa a correr risco de vida. Aqui os fatos relacionados ao passado ou históricos podem aparecer,
  • Thriller Policial ou Criminal — Sendo meu segundo subgênero favorito, esse é um dos subgêneros de thrillers mais conhecido e lido. O foco da história é o crime e a busca de determinado malfeitor. O protagonista pode ser aquele que investiga o caso ou alguém que está ligado de alguma forma, seja ao crimino ou ao investigador. Uma ótima indicação é O Mundo à Parte escrito pela Jodi Picoult.
  •  Thriller Tecnológico — Conheci enquanto estava fazendo uma pesquisa sobre essa postagem. Então, pelo escasso contato, tudo o que sei é que neste subgênero as história relatam algo relacionado a tecnologias em espionagem, envolvidas também com militares e Hackers.
Bom, espero que tenham gostado e que eu possa ter ajudado também. Até a próxima!


Deixe um comentário