Título: Do fim ao Começo
Autor: Cris Soares
Gênero: Romance
Páginas: 264
Ano: 2017
Editora: Skull
Classificação: 5/5

Sinopse: “Algumas histórias só começam depois de um final”. Às vezes recomeçar não é o suficiente. Existem momentos em que é preciso começar, esquecendo qualquer resquício do que se aprendeu no passado. Começar do zero, deixar para trás os vícios e costumes que te mantém em um círculo do infinito onde só mudam nomes, endereços e “motivos”. Dayana tinha seu círculo vicioso. Ela não sabia amar; nem ao próximo e ainda menos a si mesma. Então ela teve que começar a se amar, valorizar, tomar posse de sua própria vida, se colocar em primeiro lugar e acima de tudo isso, ela teve que começar a aprender a amar o outro sem que precisasse se anular para isso. Só a partir daí, enfim, poder iniciar sua caminhada para ser feliz.

“Todos os dias eu me apaixono um pouquinho mais e sinto esse sentimento indo e vindo entre nós. Dessa vez, a via é de mão dupla.

SOBRE O AUTOR

Cris Soares nasceu em 4 de março de 1986, na cidade de Fortaleza, Ce. Desde criança desenvolveu o amor pela escrita. Os diários escritos em sua adolescência, eram seu refúgio e passatempo. No entanto, não estava em seus planos ser escritora, embora esse fosse um sonho guardado dentro do seu coração. Tudo mudou quando a necessidade de escrever para outras pessoas, falou mais alto, acreditando que uma das suas personagens poderia tocar o coração de muitas pessoas e incentivar a seguir seus sonhos. Ela é romântica, mas não dispensa um bom Thriller Psicológico. Do fim ao começo é o seu primeiro livro.

"Eu acreditava que aquilo nunca iria passar, mas passou. Sempre passa."

MINHA OPINIÃO

Olá meus queridos leitores! Como vocês estão?

Da plataforma do Wattpad para a estante de muitas outras pessoas, esse é o resumo do que aconteceu com a história escrita por Cris Soares. Ela começou a escrever como uma forma de desabafo, assim como muitas outras histórias e essa poderia ter ido para a gaveta de seu quarto, mas terminou sendo aceita por uma editora — Isso pode parecer o fim da história deste livro, na verdade, é só o começo.

A missão deste livro vem muito além de ser um sonho realizado da autora, na verdade, é uma mensagem para muitas pessoas que ainda não tiverem incentivo para seguir adiante, realizar seus sonhos, superar medos e romper a linha da comodidade que lhe impede de ultrapassar o limite.

A capa do livro nos traz um significado muito interessante, que nos apresenta uma personagem romântica, sonhadora e que busca superar medos que estiveram presente em sua vida. A bicicleta tem uma simbologia muito bonita, afinal, somos nós que damos nossas forças para mantê-la em movimento e em equilíbrio, ou seja, seguir em frente é algo que depende exclusivamente de nós e de mais ninguém, é uma evolução interior e uma forma de assumir sua independência.

Do Fim ao Começo inicia de uma forma singular, Dayana aparece contando o término de um relacionamento de cinco anos e antes disso, já havia passado por um casamento que se desgastou e foi empurrando com a barriga até conhecer Clarissa. Nessa dependência emocional, Dayana foi se perdendo de quem ela realmente era, de sentir amor-próprio e isso lhe causou muitas feridas, que foram se abrindo cada vez mais. No entanto, ela conta com o apoio de muitos amigos que tentam lhe colocar para cima e sempre estão apoiando e torcendo pela felicidade dela. Quando ela decide passar mais tempo com amigos e se conhecer um pouco mais, a vida envia armadilhas, que podem aumentar mais essa sua dependência, apresentando-lhe dois personagens completamente diferentes e que invadem sua cabeça e coração, mas ela não esqueceu a Clarissa.

A personagem principal é Dayana, uma mulher de 30 anos, tão sonhadora quanto uma jovem de 20 anos. Romântica, passou toda a sua vida acreditando em príncipes encantados que iriam salvá-la de uma vida monótona e assim, curar suas feridas. Isso lhe tornou dependente, com medo de mudar radicalmente, embora seja algo que ela sinta que deveria fazer, mas não sabe como dar o primeiro passo. Day é divertida e atrapalhada, muitas vezes já riu de si mesma em situações nada agradáveis. Ama ajudar as pessoas, entretanto, não consegue encontrar suas próprias soluções com tanta facilidade.

Outros personagens:
  • Elisa é uma das grandes amigas de Day, já está casada e tem uma personalidade mais séria. Se tem algo que ela curte são os momentos ao lado do marido vendo séries. Mais centrada, busca ser sincera em seus conselhos. 
  • Melissa é o oposto, ama festas e sair com os amigos, mesmo sendo casada. Espontânea e divertida, Mel é o tipo de amiga e te acompanha em todos os momentos e sabe levantar o ânimo. 
  • As gêmeas Izy e Lara são mais reservadas, não aparecem tanto, mas são igualmente importantes para a Day. Elas se conheceram em um clube de livros e após isso a amizade simplesmente foi crescendo.
  • Alex é o típico cara de traços bonitos e atraentes. Mais novo que Day, é um garoto que está crescendo aos poucos, e vem de um relacionamento que lhe deixou marcas. Com boa aparência, sempre recebe olhares das mulheres.
  • Jay é um rapaz cálido, companheiro agradável e divertido. Possui uma forma empática de se comunicar com as pessoas. Maduro e gentil, alguém que pode ser um melhor amigo ou planejar casamento juntos.
Contada em primeira pessoa, Do Fim ao Começo tem diversos pontos positivos, na minha opinião. A história tem uma leitura que flui rapidamente, o leitor consegue se identificar com os personagens e se ajustar a história com facilidade. Com uma bela mensagem escondida, temos uma personagem que é comum e, ao mesmo tempo única. Além de personagens secundários que se movimentam naturalmente pela história. Day é o tipo de personagem principal que evolui durante a leitura, algo que busco muito nos livros. 

Talvez, por não ser meu gênero favorito, não me envolvi tanto com o relacionamento entre os personagens, mas para o lunáticos por romance, esse é um prato cheio.

Sim, me apaixonei pela história por conta da mensagem que ela traz e todos os seus significados. Pelo crescimento da personagem e a forma como ela conta sobre sua vida. Do Fim ao Começo é especial desde a capa até sua última página, mesmo que você não tenha nenhum envolvimento com o gênero, merece dar uma oportunidade para a leitura e aprender um pouco mais com a personagem.

O livro já está na pré-venda pela editora Skull, apenas clique aqui. Além disso, gostaria de anunciar que o Cantinho da Siz é um dos blogs parceiros da autora Cris Soares.

Até a próxima!


Deixe um comentário